Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Correio de Torroselo

Defensor dos interesses de Torroselo, de Seia e da Região da Beira Serra

Correio de Torroselo

Defensor dos interesses de Torroselo, de Seia e da Região da Beira Serra

11/09/17

Festa de Nossa Senhora da Piedade - Almada

Realizou-se ontem, 10 de Setembro, a tradicional e secular festa em honra de Nossa Senhora da Piedade, padroeira da paróquia da Cova da Piedade, Almada.

O ponto alto das festas foi a procissão presidida pelo padre José Pinheiro, pároco da freguesia, que percorreu várias ruas da Cova da Piedade. Milhares de pessoas estiveram presentes na procissão, bem como vários organismos da paróquia; escuteiros, acólitos, jovens em movimento, estandarte do centro social padre Ricardo Gameiro e outros.

A Banda da Sociedade Filarmónica União Artística Piedense abrilhantou a procissão. 

piedade 1.jpeg

 

06/09/17

Imagens de São Gião - Oliveira do Hospital

Aqui bem próximo de Torroselo, mas já no concelho de Oliveira do Hospital, São Gião, é uma freguesia que merece sempre a pena visitar. As suas ruas com o casario em granito com imensos canteiros de flores, os fontanário antigos, as alminhas, as capelas e a Igreja Matriz conhecida pela  "Catedral das Beiras", a sede da Banda Filarmónica, o rio e o parque de campismo fazem de São Gião uma das mais belas localidades da região serrana.

Deixo algumas imagens, mas o melhor mesmo é irem até lá, e desfrutarem das belezas naturais e do seu património.

São Gião 001.jpg

São Gião 003.jpg

São Gião 005.jpg

São Gião 025.jpg

São Gião 028.jpg

São Gião 031.jpg

São Gião 052.jpg

São Gião 036.jpg

São Gião 056.jpg

São Gião 059.jpg

São Gião 035.jpg

São Gião 020.jpg

São Gião 023.jpg

São Gião 024.jpg

São Gião 006.jpg

São Gião 022.jpg

São Gião 030.jpg

 

03/09/17

Senhora do Desterro, São Romão, Serra da Estrela

A Senhora do Desterro fica situada na freguesia de São Romão, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela

As belezas naturais aliadas às belezas do património religioso fazem deste local um local paradisíaco para visitar em qualquer época do ano.

O património religioso é formado por várias capelas que se estendem por este vasto território serrano. 

O Museu da Electricidade e a Cabeça da Velha ficam neste local sobranceiro a São Romão.

www.escrevernafoto.com.br_exps1.jpg

O Rio Alva na Senhora do Desterro, em São Romão

senhora do desterro 001.jpg

senhora do desterro 014.jpg

senhora do desterro 017.jpg

senhora do desterro 047.jpg

senhora do desterro 051.jpg

senhora do desterro 012.jpg

senhora do desterro 016.jpg

senhora do desterro 018.jpg

senhora do desterro 024.jpg

senhora do desterro 022.jpg

senhora do desterro 063.jpg

senhora do desterro 079.jpg

senhora do desterro 057.jpg

 

01/09/17

Notícia infundada da “Morte do Galo” em Seia

vm_panoramica.jpg

(Foto retirada da net)

 

Face à notícia, veiculada nos últimos dias, alusiva a maus tratos a animais, supostamente praticados numa festa do concelho de Seia, vem este Município esclarecer que a mesma é falsa e constitui um ato de “má-fé”, restando-nos concluir que esta campanha tem como objetivo prejudicar a imagem do concelho.

Assim, Seia é colocada em julgamento na praça pública sem que se averigue a veracidade das afirmações proferidas.
A denominada “Morte do Galo” é uma tradição das Festas do Santíssimo Sacramento que ocorre na localidade de Várzea de Meruje, concelho de Seia, e que apenas no nome remete para a morte de um animal.

A prática denunciada pelo PAN (Pessoas-Animais-Natureza) trata-se na realidade de uma tradição que consiste em partir um ovo com um pau, de olhos vendados, sendo o galo (vivo) o prémio para quem conseguir tal proeza. A própria Irmandade, face ao escalar da situação para a comunicação social, sentiu a necessidade de emitir um esclarecimento sobre a matéria, no qual reafirma não existir qualquer violência para com animais.

Assim, o Município de Seia e os seus habitantes desejam que, rapidamente, a situação seja devidamente clarificada, designadamente através de um desmentido expresso por parte de quem se precipitou a especular sobre o programa das Festas que decorrem na União das Freguesias de Carragozela e Várzea de Meruge, sem se dignar comprovar em que a tradicional “Morte do Galo” consiste.

Fonte:CMS

30/08/17

A Banda Torroselense Estrela D'Alva desloca-se a Odivelas

A Banda Torroselense Estrela D'Alva vai dar um concerto no dia 23 de Setembro, em Odivelas, na sede do Grupo Recreativo e Cultural Presa do Casal do Rato.

21106876_504292556602265_8667438570327858886_n.jpg

O Grupo Recreativo e Cultural da Presa Casal do Rato fundado em 4 de Setembro de 1970 é um óptimo exemplo da importancia socio-cultural do associativismo.

 

Nascido pela mão dum grupo de jovens, no seio duma comunidade carenciada, reforça todos os dias as suas competencias, no sentido de se afirmar em modo crescente como um promotor desportivo, social e cultural de excelencia.

 

A lucidez da gestão, a camaradagem interna e o fair-play para com os nossos pares, aliados a bons resultados desportivos elevam a marca GRCP Casal do Rato a um patamar de referência que vai para além da sua zona de influencia concelhia.

 

A organização do Torneio Anual de Futsal que acolhe algumas das melhores formações nacionais em cada escalão de formação, projecta o nome do GRCP Casal do Rato e dos seus associados para um nível de alta notoriedade, passando valores como competencia, dinamismo, qualidade e sucesso.

 

Estes valores extendem-se a diversos outros eventos regulares como os saraus de ginástica e karaté, os torneios de futsal para crianças até 8 anos, noites de fado, ou o mais recente Clube do Movimento para a promoção da actividade fisica junto dos séniores.

 

Atento ao futuro, o GRCP Casal do Rato procura ir ao encontro dos seus associados e promover o envolvimento da comunidade à volta duma forma de vida mais sociável, solidária e saudável.

Fonte: http://www.grcpcasaldorato.pt/index.html

 

28/08/17

Folhadosa, uma terra a visitar!

Folhadosa 030.jpg

Folhadosa 029.jpg

Folhadosa 028.jpg

Folhadosa 012.jpg

Folhadosa 021.jpg

Folhadosa 011.jpg

Folhadosa 010.jpg

Folhadosa 023.jpg

Folhadosa 006.jpg

 

Folhadosa, é uma antiga freguesia do concelho de Seia  com 3,33 km2 de área e 327 habitantes.

Foi extinta em 28 de Janeiro de 2013,  e agregada à freguesia de Torroselo,  criando a União das Freguesias de Torroselo e Folhadosa.

Nesta rápida e curta visita a Folhadosa tive tempo para recordar pessoas, instituíções e lugares, sendo justo recordar aqui aquela que melhor conheci;  Victória de Jesus Pinto, carinhosamente tratada por todos por "menina" Vitória. 

Ao longo da Rua do Ramal bonitas moradias foram construidas e, outras mais recuperadas, como aquela casa em granito junto  à antiga escola primária e, se bem me lembro era da senhora Rosa e marido, o senhor Antoninho.

O património religioso é composto pela Igreja de S. Pedro, Capela de Nossa Senhora da Ribeira e Capela de Nossa Senhora do Calvário.

26/08/17

A Banda Estrela de Alva na festa em Honra de Santa Ana, Oliveira do Hospital

A Banda Torroselense Estrela de Alva na festa em Honra de Santa Ana, em Oliveira do Hospital. No concerto junto à capela, a Banda Estrela de Alva parecia estar a actuar em "casa", tal era a quantidade de apoiantes da filarmónica! Na verdade, foram muitos os torroselenses que viajaram até Oliveira para participarem na Missa, no concerto e na Procissão que percorreu as ruas do centro histórico desta linda cidade vizinha de Oliveira do Hospital.

Festa de Santa Ana 011.jpg

Festa de Santa Ana 012.jpg

Festa de Santa Ana 024.jpg

Festa de Santa Ana 031.jpg

Festa de Santa Ana 036.jpg

Festa de Santa Ana 040.jpg

Festa de Santa Ana 051.jpg

Festa de Santa Ana 080.jpg

Festa de Santa Ana 091.jpg

Festa de Santa Ana 093.jpg

Festa de Santa Ana 096.jpg

Festa de Santa Ana 097.jpg

Festa de Santa Ana 104.jpg

Festa de Santa Ana 107.jpg

 

18/07/17

Câmara Municipal isenta esplanadas do pagamento de taxas

sei.jpg

A Câmara Municipal de Seia isenta as esplanadas do pagamento de taxas para ocupação do espaço público. Uma medida destinada a fixar e criar um ambiente favorável aos agentes económicos, nomeadamente os setores da restauração, de bebidas e de hotelaria.

Numa época que propicia a colocação de esplanadas com o objetivo de captar clientes e promover a atratividade do concelho, a medida, que surge como um incentivo à dinamização do setor, autoriza os comerciantes a instalarem as suas esplanadas gratuitamente.

A ocupação do espaço público com esplanadas deve ser previamente requerida pelos comerciantes, sendo que, os interessados devem instruir o processo no Balcão Único do Município para aprovação, sem que lhes seja imputado qualquer custo.

in CMS

11/07/17

Não à diabetes!

diabetes.jpg

Nos próximos cinco anos, autarquias e instituições de saúde, vão juntar-se à Fundação Gulbenkian para combater a progressão da diabetes em Portugal. O Município de Seia não ficou indiferente e aceitou o desafio.

Nesse sentido, teve lugar na Casa Municipal da Cultura de Seia, no dia 5 de julho, uma reunião setorial do projeto "Não à diabetes! Desafio Gulbenkian", que contou com a presença da vereadora Cristina Sousa, técnicos do Município e representantes das instituições de saúde - ULS Guarda, Hospital Nossa Senhora da Assunção, Centro de Saúde de Seia e farmácias do concelho.

Um exemplo de convergência de vontades e ações, num esforço de prevenção para melhorar a saúde dos cidadãos.

in CMS

Mais sobre mim

imagem de perfil

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.