Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Mais sobre mim

foto do autor


calendário

Maio 2014

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031


Pesquisar

 


Seia corre o risco de encerrar 8 Jardins de Infância e 4 escolas primárias

Quinta-feira, 15.05.14

Para estruturar a rede escolar para o próximo ano lectivo, a Câmara Municipal reuniu com as direcções dos dois agrupamentos de Seia para estabelecer um consenso no que respeita à definição dos estabelecimentos de ensino a encerrar, elaborando uma proposta que irá ser discutida com a Direcção Regional de Educação do Centro.
Filipe Camelo antevê um futuro pouco risonho para diversos estabelecimentos espalhados pelo concelho, nomeadamente devido à saída de pais de crianças que têm partido para outros pontos do país ou estrangeiro «para procurarem emprego», o que tem levado a uma «diminuição significativa» de alunos nas escolas, para além da taxa de natalidade «regressiva» que se tem registado nos últimos anos.
Com «problemas de continuidade» surgem os jardins de infância do Carvalhal da Louça, Eirô, Pinhanços, Santa Comba, Santa Marinha, São Martinho, Loriga e Torroselo, por terem menos de cinco crianças. Para manter algum deles em funcionamento poderão ser encontradas «soluções diferenciadas», agrupando as crianças de dois ou mais estabelecimentos de ensino num só.
Nos últimos anos a autarquia tem vindo a concentrar alunos em diferentes freguesias do concelho, tentando em algumas situações «conciliar interesses» entre autarcas, pais e encarregados de educação, ou então sendo as crianças transportadas para escolas do 2º e 3º ciclos, como Loriga, Tourais/Paranhos e Arrifana, ou mesmo para o Centro Escolar de São Romão.
Relativamente às escolas do 1º ciclo em risco de encerrar encontram-se os estabelecimentos de Sabugueiro e Vide, já sinalizadas nos últimos três anos, e Sandomil e Torroselo.
Filipe Camelo realçou que Sabugueiro e Vide «merecem uma atenção diferente» devido à orografia das localidades e à problemática que envolve o transportes de crianças muito novas para as escolas de Arrifana e Loriga, respectivamente. Quanto a Sandomil, os meninos poderão ser transportados para Torroselo «caso seja esse o entendimento» dos pais, salientou o presidente da Câmara, que disse ainda que brevemente irão decorrer reuniões nas localidades cujos estabelecimentos estão em risco de encerrar.

 

Fonte:http://www.portadaestrela.com/index.asp?idEdicao=405&id=17805&idSeccao=3895&Action=noticia

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por António Madeira às 11:47


Comentários recentes