6º aniversário do Grémio Torroselense (II)
Nesta assembleia geral que se realizou na nossa terra, o Grémio “votou em comemoração do seu 6º aniversário, 10 esmolas para as freguesias de Torrosêlo, Folhadosa, Várzea e Sandomil, prémios escolares para os melhores alunos das escolas primárias oficiais e aula nocturna do Grémio, e 200$00 para a escola primária oficial do sexo feminino, para compra de material didáctico, de que muito carece".
(...) Na assembleia geral foi ainda debatido outros assuntos, entre os quais o desejo de o Grémio colaborar na obra do desenvolvimento da Serra.
(...) Esta assembleia geral do Grémio foi presidida pelo "senhor capitão Mendes Moreira, secretariado pelo senhor Luís Alves Portugal e Augusto dos Santos Gouveia".
(...) A sessão de distribuição de prémios escolares foi presidida pelo "senhor capitão Mendes Moreira, secretariado pelos distintos académicos Dª Maria de Matos Abranches e Paulo Lisboa Mendes, e discursando o senhor Gil Figueira, professor oficial, e Mendes Póvoas, chefe da redacção do órgão do Grémio: a Estrela de Alva".
Nesta reportagem que A Comarca publicou no longínquo ano de 1930 - se dúvida as houvesse -, ficamos a saber que, o Grémio "está realizando uma soberba obra de combate ao analfabetismo".
O regionalismo, o herminismo, o combate à pobreza e ao analfabetismo, a cultura e recreio, o desporto e o associativismo foram sempre prioridades desta enorme e dinâmica agremiação da nossa terra.