Comemorações dos 115 anos da BTEA
Fundada em 8 de Fevereiro de 1908, a Banda Torroselense Estrela D'Alva vai comemorar 115 anos. A minha gratidão a todos os músicos, maestros e dirigentes que a serviram ao longo destes anos.
Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]
Fundada em 8 de Fevereiro de 1908, a Banda Torroselense Estrela D'Alva vai comemorar 115 anos. A minha gratidão a todos os músicos, maestros e dirigentes que a serviram ao longo destes anos.
Boas Festas e Feliz Ano Novo com saúde, paz, felicidades e muito amor para toda a comunidade da União de Freguesias, bem como para todos os nossos leitores e suas famílias.
A não perder, para quem estiver por perto e goste de ouvir uma das melhores Bandas de Música da região da beira serra.
Em Torroselo, dia 23 de Dezembro, na Igreja Paroquial, em Folhadosa, no dia 7 de Janeiro.
Parabéns para a Banda por mais esta iniciativa cultural e de aproximação entre os povos da nossa União de Freguesias.
Está marcada para o dia 4 de Dezembro de 2022 pelas 15horas, uma assembleia geral da Banda Torroselense Estrela D'Alva, com a seguinte,
ORDEM DOS TRABALHOS:
ORÇAMENTO E PLANO DE ACTIVIDADES PARA O ANO DE 2023
OUTROS ASSUNTOS DE INTERESSE PARA A COLECTIVIDADE
Em 1929, a Banda Torroselense inaugurou vários instrumentos musicais
Os torroselenses sempre acarinharam a sua filarmónica, mesmo em tempos mais difíceis. Ao longo dos 114 anos de existência, a Banda Estrela de Alva contou com a dedicação do povo da nossa terra. Nesta campanha de angariação de fundos para aquisição dos instrumentos, a colónia torroselense no Brasil foi muito generosa.
Disso nos dá conhecimento o correspondente em Torroselo, em notícia que enviou para a Gazeta de Coimbra, de 25-5-1929, que, gostosamente aqui deixo, para os torroselenses recordarem.
“ Fez há dias a sua apresentação em público com novo instrumental, a Banda do Grupo Estrela de Alva – que percorreu esta povoação, cumprimentando os sócios desta prestimosa Associação patenteando-lhes desta forma o seu reconhecimento, pela forma como se têm esforçado para conseguirem melhorar o instrumental.
A primeira que visitaram foi Gavinhos fazendo o trajeto por Póvoa, Chamusca, S. Paio, Oliveira do Hospital e Gavinhos.
Em todas estas localidades foi a banda recebida entusiasticamente, tendo-a acompanhado a Direcção que também foi alvo de carinhosas manifestações de simpatia.
(…) Temos a registar, o devotado esforço do regente desta briosa corporação, sr. Norberto Pires, bem como dos restantes executantes, os quais com a melhor boa vontade têm ensaiado um escolhido reportório, que tem deixado as melhores impressões em público”
Texto e foto: António Madeira
No Dia Nacional das Bandas Filarmónicas, o Museu Nacional da Música endereça saudações musicais a todas as Bandas Filarmónicas do país, expressando publicamente o reconhecimento por todo o importantíssimo trabalho que realizam em prol do desenvolvimento cultural nacional. A todos um grande obrigado!
Tendo em vista o conhecimento e estudo de documentação musical passível de refletir o percurso musical e repertório de referência das bandas filarmónicas portuguesas, o Museu Nacional da Música tem a funcionar na sua dependência um Núcleo Documental de Partituras. Instalado no Auditório Municipal Beatriz Costa, em Mafra, este Núcleo é um importante componente de uma estratégia que pretende contribuir para a salvaguarda, preservação, valorização e divulgação da cultura musical portuguesa.
A criação deste Núcleo há muito que era defendida por várias entidades e personalidades ligadas ao sector, tendo sido concretizada a 1 de Setembro de 2014, na sequência de protocolos estabelecidos entre a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) e a Câmara Municipal de Mafra e entre o Museu Nacional da Música, Confederação Musical Portuguesa (CMP) e Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD).
O Dia Nacional das Bandas Filarmónicas, cuja celebração se realiza a 1 de Setembro, foi instituído através da Resolução n.º 56/2013, de 14 de Agosto, por iniciativa do então Secretário de Estado da Cultura, em reconhecimento da importância do trabalho desenvolvido pelas Bandas Filarmónicas em prol das comunidades e da formação musical.
Fonte: http://www.museunacionaldamusica.gov.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=1080:-dia-nacional-das-bandas-filarmonicas&Itemid=99&lang=pt
O meu contributo para Torroselo mais limpo, mais verde e mais atractivo. Com pouca ferramenta, tal como as imagens documentam, a Fontinha ficou limpa de algum lixo no chão, ervas e silvas no muro, limos na base metálica, e outras impurezas.
Torroselo, 24 de Agosto de 2022
António Madeira
Faleceu hoje, 17 de Julho, aos 82 anos de idade, Maria do Patrocínio Baptista de Sousa. O corpo repousa na capela de São João. O funeral a cargo da Agência Funerária Brito , de Oliveira do Hospital, realiza-se amanhã, segunda feira pelas 10 horas para o cemitério de Torroselo.
Aos seus familiares apresento os meus sentimentos e peço a Deus que a chame para junto de Si.
A notícia foi retirada da última edição do Jornal de Santa Marinha. O nosso conterrâneo e conhecido empresário senense foi homenageado no passado dia 14 de Junho.
António Campos nasceu em Torroselo, filho de Elisiário Mendes de Campos e de Alice Brás da Silva Campos. Seu pai foi durante muitos anos comerciante com estabelecimento de mercearia, taberna e alfaiate. Dedicou algum do seu tempo à Banda como dirigente e foi presidente da Junta de freguesia nos anos 60.
Felicito o senhor António Campos por esta justa homenagem, e desejo-lhe muita saúde e continuação de sucessos empresariais e pessoais.
Faleceu hoje, 1 de Julho, aos 86 anos de idade, Josefina Abranches Coragem.
O funeral realiza-se dia 3, domingo, pelas 10,30 horas para o cemitério de Torroselo.
Aos seus familiares e amigos envio as minhas sentidas condolências e peço a Deus que a chame para junto de Si.
4 seguidores
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.