A EB1 de Torroselo em risco de encerrar por falta de alunos!
A Câmara de Seia solicitou ao Ministério da Educação que mantenha em funcionamento todas as escolas do concelho que não reúnem as condições, designadamente quanto ao número mínimo de alunos.
A notícia avançada na última edição do Jornal de Santa Marinha, refere, que "a EB1 de Torroselo vai no ano lectivo de 2015/2016 ter uma frequência de 10 alunos. A maioria desses alunos reside noutras localidades. No mesmo edifício funciona a educação pré-escolar, prevendo-se para o ano escolar 2015/2016 uma conjunta de 14 alunos".
As nossas aldeias em particular e o país em geral caminham a passos bem largos para a completa desertificação. A baixa natalidade, o desemprego e a emigração dos jovens são as principais causas de, cada vez mais, as casas estarem fechadas a maioria do ano.
Nos anos 60 do século passado funcionavam as escolas da Rua João do Freixo e da Cruz-Alta. Professores eram 3. Prof. Gonzaga, Dª Armanda e Dª Vitória de Jesus Pinto. Não sei quantos alunos eram, mas éramos muitos! Agora, Torroselo, Folhadosa e Várzea todas juntas somam 10 crianças.
As imagens que acompanha este post são da Rua das Flores. Uma das muitas ruas da nossa terra que está reduzida a um ou dois moradores.
Não quero ser pessimista, mas a continuarmos assim, Torroselo, daqui a 30 ou 40 anos terá metade da sua população actual. Gostava de estar enganado, mas as estatísticas não mentem.