Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correio de Torroselo

Blog regionalista da beira serra

Correio de Torroselo

Blog regionalista da beira serra

Alvoco da Serra celebra o Solstício de verão

07.06.18

aseia.jpg

A aldeia de Alvoco da serra celebra, nos dias 16 e 17 de junho, a chegada do verão com um conjunto de atividades inspiradas no misticismo e nas tradições rurais de uma aldeia de montanha da serra da Estrela, cuja identidade e cultura está muito correlacionada com a água.

 

A animação durantes os dois dias de festa reúne as coletividades e habitantes locais da aldeia mostrando o que de melhor ali se faz e produz. Da gastronomia ao artesanato, mas também com recriações de músicas e danças pagãs (rufos e roncos, Yolanda Dance, Albaluna, Gondutigui), a Festa do Solstício invade a zona antiga da aldeia.

O ponto alto da festa é a tradicional Caminhada do Lampião, uma caminhada à luz da lua e de um Lampião, o nome que ali também se dá à lanterna, pelos “giros da água”.

Esta é uma caminhada que contas histórias e reaviva a memória de todos aqueles que, com a chegada do Verão, assistiam ao ritual da rega dos campos durante a noite e à luz de um lampião. A abundância de água e de campos cultivados ao longo da Ribeira de Alvoco obrigava a um procedimento comunitário e exímio que fixava os momentos de rega nos campos, na aldeia designadas de “giros da água”.

E é esta história, que reúne a magia de momentos vividos nas noites de verão em que se avistavam dezenas, ou até mesmo centenas, de lampiões acesos e dispersos pelos campos ao longo da ribeira, que inspirou os habitantes da Aldeia de Alvoco da Serra na criação deste momento tão autêntico e genuíno que é a Caminhada do Lampião. Este era o ritual que marcava a chegada do verão, que pela espetacularidade da luz transportava o momento para o imaginário coletivo. O mesmo, que conduziu à celebração desta festa tão autêntica e genuína.

in CMS