Em 1929, a Banda Torroselense inaugurou vários instrumentos musicais
Em 1929, a Banda Torroselense inaugurou vários instrumentos musicais
Os torroselenses sempre acarinharam a sua filarmónica, mesmo em tempos mais difíceis. Ao longo dos 114 anos de existência, a Banda Estrela de Alva contou com a dedicação do povo da nossa terra. Nesta campanha de angariação de fundos para aquisição dos instrumentos, a colónia torroselense no Brasil foi muito generosa.
Disso nos dá conhecimento o correspondente em Torroselo, em notícia que enviou para a Gazeta de Coimbra, de 25-5-1929, que, gostosamente aqui deixo, para os torroselenses recordarem.
“ Fez há dias a sua apresentação em público com novo instrumental, a Banda do Grupo Estrela de Alva – que percorreu esta povoação, cumprimentando os sócios desta prestimosa Associação patenteando-lhes desta forma o seu reconhecimento, pela forma como se têm esforçado para conseguirem melhorar o instrumental.
A primeira que visitaram foi Gavinhos fazendo o trajeto por Póvoa, Chamusca, S. Paio, Oliveira do Hospital e Gavinhos.
Em todas estas localidades foi a banda recebida entusiasticamente, tendo-a acompanhado a Direcção que também foi alvo de carinhosas manifestações de simpatia.
(…) Temos a registar, o devotado esforço do regente desta briosa corporação, sr. Norberto Pires, bem como dos restantes executantes, os quais com a melhor boa vontade têm ensaiado um escolhido reportório, que tem deixado as melhores impressões em público”
Texto e foto: António Madeira