Feira do Queijo Serra da Estrela, uma aposta na valorização e promoção dos produtos locais
Milhares de visitantes passaram pela Feira do Queijo Serra da Estrela, que decorreu durante o fim de semana do Carnaval em Seia, para saborear e adquirir os produtos locais, com especial enfoque no Queijo Serra da Estrela, o rei da festa.
O pão de centeio, a broa e outros doces típicos, os enchidos, o mel Serra da Estrela e o vinho do Dão, os produtos da terra e o artesanato, as tasquinhas, os animais da quinta e a animação constante, proporcionada pelos ranchos folclóricos, as bandas filarmónicas, concertinas e outros grupos de cantares do concelho, também foram uma componente importante da Festa, que decorreu no Mercado Municipal de Seia e zona envolvente.
Durante a sessão de abertura do certame, o presidente da Câmara Municipal de Seia, Carlos Filipe Camelo, evidenciou o “excelente retorno à economia local” que a feira proporciona para os produtores e expositores presentes na feira, mas também para o comércio e o turismo.
O edil aproveitou o facto para realçar o dinamismo da indústria alimentar, na valorização e promoção dos produtos tradicionais da serra da Estrela, um setor em crescimento que representa 30 milhões de euros na economia local e que pode contrariar a regressão do crescimento demográfico no concelho e na região.
A este respeito, o Presidente deixou um apelo ao secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira de Brito, Carlos Filipe Camelo, para que melhorar alguns procedimentos que envolve as exportações do queijo Serra da Estrela, cujos “baixos níveis têm de ser melhorados”.
O Secretário de Estado garantiu que existe “um olhar atento sobre os produtores” e que o governo tem uma nova visão social e económica da agricultura e do agroalimentar, adiantando que a intenção é continuar a crescer e que as empresas comecem a exportar cada vez mais.
Nuno Vieira de Brito apelou, a este respeito, à união de todos os agentes envolvidos para que se criem “produtos de valor” que permitam “ir para novos mercados, todos juntos, com produtos de qualidade”.
in CMS