Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correio de Torroselo

Blog Regionalista da Beira Serra

Correio de Torroselo

Blog Regionalista da Beira Serra

19
Jun19

Marchas Populares de Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital 016.jpg

Oliveira do Hospital 021.jpg

Oliveira do Hospital 009.jpg

O Município de Oliveira do Hospital está a preparar mais uma edição das Marchas Populares que trará muita animação e cor ao Parque do Mandanelho no próximo sábado, dia 22 de junho.

A partir das 21H00 terá início um dos espetáculos mais aguardados pelos milhares de pessoas que todos os anos acorrem ao parque da cidade para assistir ao desfile e atuação das doze marchas participantes.

A edição deste ano conta com a participação de três marchas infantis e nove seniores provenientes de várias localidades do concelho com a promessa de transformar a noite de sábado num serão de cor, alegria e tradição.

Caberá aos mais novos iniciar o espetáculo das Marchas Populares do Município de Oliveira do Hospital com a presença de três instituições: Fundação Aurélio Amaro Dinis, Centro Social e Paroquial do Seixo da Beira e Obra D. Josefina da Fonseca que irão trazer as suas crianças para marchar e encantar o público.

Seguir-se-ão as nove marchas seniores que serão pautadas pelas atuações de elevada qualidade como vem sedo apanágio.

Participam este ano: marcha da Arcial; Epto Marcha (Eptoliva); Marcha da Associação Cultural Oliveirenses & Amigos; Marcha das Seixas; Marcha da Associação Cultural e Recreativa de Lagares da Beira; Marcha da Junta de Freguesia de Meruge; Marcha do Rancho Folclórico e Cultural de Lagares da Beira; Marcha Popular da Sociedade Recreio e Cultura dos Povos de Galizes e Vendas de Galizes; e a Marcha da Sociedade de Defesa e Propaganda de Avô.

O evento foi apresentado durante uma conferência de imprensa pelo presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, e pela vereadora da Cultura, Graça Silva, com a presença dos representantes das marchas envolvidas, que deram conta do trabalho desenvolvido resultante do esforço e envolvimento das comunidades para que, no próximo sábado, cada uma das marcha brilhe e arranque fortes aplausos do público.

Coube à vereadora Graça Silva apresentar as novidades da edição 2019 – cuja apresentação estará a cargo de Liliana Lopes e José Conde e terá transmissão em direto através das redes sociais para todo mundo – que irá contar apenas com marchas provenientes do concelho, sendo que no grupo das doze há ainda duas estreantes.

“Temos um número de marchas seniores participantes bastante elevado, será até o ano em que há mais marchas seniores envolvidas” assim como “muita gente envolvida a participar”, revelou apontando para cerca de 800 marchantes, sendo que duas centenas participam nas infantis.

“Este ano queremos ainda uma maior qualidade em todas as marchas”, disse a responsável pela organização do evento que considera estarem reunidos todos os ingredientes para seja uma noite memorável para todo o público que assistir.

De referir ainda que o evento terá uma bilheteira solidária “em que cada um dará o contributo que quiser e se assim o entender” cuja receita será dividida pelas 12 marchas participantes representando uma ajuda, a par do subsídio atribuído pela autarquia, para os custos associados de participação que cada uma delas suporta.

Para o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, “as marchas populares são a melhor noite de Oliveira do Hospital” por toda as pessoas que envolve e pelo público fiel que mobiliza ano após ano.

Dando conta que o orçamento para a realização do evento se cifra nos 22 mil euros, o autarca agradeceu “o esforço das marchas envolvidas bem como a todos aqueles que, dentro das instituições, são a mola mobilizadora para que as mesmas participem” ano após ano neste evento. “É isto, também, que nos distingue como concelho”, concluiu.

Texto: CMOH

Fotos: António Madeira

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2017
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2016
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2015
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2014
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2013
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D