Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correio de Torroselo

Blog regionalista da beira serra

Correio de Torroselo

Blog regionalista da beira serra

Recordar é Viver! Relatório e Contas da Banda Torroselense, 1977

28.06.18

A Banda em 1977 003.jpg

A Banda em 1977 004.jpg

A Banda em 1977 002.jpg

A Banda em 1977.jpg

A Banda em 1977 005.jpg

 

Hoje, recordo para os leitores do Blog em geral e dos torroselenses em particular um documento importante na vida de qualquer colectividade; o Relatório e Contas da Gerência.

Infelizmente, ao reler os nomes dos dirigentes, apenas, Joaquim Pimentel - então presidente da Direcção - se mantêm entre nós. 

Manuel Sousa, Luís Lavrador, Francisco Pinto, António Henrique Almeida Sousa e António José Henriques Baptista há muito que partiram para a viagem final. De todos  guardo uma enorme saudade! Pela amizade que sempre me dispensaram, pelo seu grande amor à Banda e pela sua dedicação à nossa terra natal.

No que à Comissão de Lisboa diz respeito apenas se encontram vivos; Luís Francisco Lavrador, João Bráz de Sousa, António Alves e António Luíz Madeira, o autor deste texto.

António Mendes Martins, Daniel Mendes dos Santos, Luís Baptista e Luís Marques Gouveia, figuras maiores do regionalismo torroselense partiram para sempre da vida terrena. 

Convivi com todos eles, de todos recebi sempre uma sincera e sã amizade. Recordo com nostalgia as tardes de Sábado passadas na Taberna do senhor Agostinho Lavrador/Luís Coragem, na Taberna do Zé Minhoto, na Avenida Marquês de Tomar, e mais tarde, no Casal de Santa Luzia, na Taberna do Zé Manso.

Foram imensos os torroselenses que nos anos 60, 70, e 80 se reuniam nestes estabelecimentos para conviverem, matarem as saudades da aldeia que deixamos, alguns de nós sem tempo para serem crianças!

Ao recordar este acontecimento quero homenagear todos quantos - e foram tantos! - os torroselenses, que mesmo longe da terra que os viu nascer, nunca esqueceram as suas origens e o amor pelas instituições de Torroselo.

Que as novas gerações sejam continuadoras da obra e dedicação destes e de outros torroselenses.