Sociedade Filarmónica Ervedalense - Ervedal da Beira
Noticiava A Comarca de Arganil em 24 de Janeiro de 1941, que "mais um aniversário passou pela Sociedade Filarmónica Ervedalense, que bastante tem engrandecido a terra que tanto a acarinha e que se orgulha de a possuir.
(...) Para liquidação do pagamento da farda, há anos comprada, e dividendo aos executantes, ficou a quantia de 3.600$00.
(...) No Teatro - Club houve no dia 16 um baile dedicado aos sócios e suas famílias, o qual decorreu na melhor harmonia.
Ao recordar esta e outras colectividades da região, pretendo homenagear todos quantos deram o seu melhor em prol das suas terras e das suas instituições. Muitas das nossa aldeias devem muito a estas filarmónicas. Num tempo em que nada de cultural se passava pelo interior, as Bandas Filarmónicas eram o único local de convívio e diversão das massa populares. Nesta região das beiras, continuam activas com mais ou menos dificuldades várias instituições que vão mantendo viva a cultura musical. Mas, a par das dificuldades financeiras, outra, a meu ver, e mais difícil de colmatar; são escassos os elementos humanos para engrossar as fileiras, bem como para elaborar uma lista de corpos gerentes.