Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correio de Torroselo

Blog regionalista da beira serra

Correio de Torroselo

Blog regionalista da beira serra

Solar da família Albuquerque Brandão / Solar de Torrozelo

20.05.18

Páscoa 2015 080.jpg

 Nota Histórico-Artistica

Implantado no limite do aglomerado urbano de Torrozelo, este solar, pertencente à família Albuquerque Brandão, apresenta uma composição eclética, decorrente de obras de ampliação executadas cerca de 1930, misturando as linhas tardo-barrocas da estrutura original com uma construção em estilo Português Suave, que se distingue sobretudo nas varandas da casa.
De dois pisos, o palacete desenvolve-se em planta em L, com a justaposição de dois corpos distintos. A fachada principal é precedida por escadaria e patamar com guarda de ferro. Ao centro, abre-se o portal com moldura contracurvada, encimado por frontão com pináculos, e ladeado por duas portas, com moldura semelhante, de menores dimensões. A fachada posterior deste corpo possui uma varanda alpendrada.
No corpo lateral, o frontispício é ritmado pela abertura de janelas no registo superior, sendo as três fenestrações do centro unificadas por moldura única, com avental, decorada com concheados e flor-de-lis.
O alçado posterior divide-se também em dois registos, com abertura de portas e janelas, em ambos os pisos. Ao centro, no andar nobre, destaca-se o portal de entrada, com alpendre assente sobre colunelos e escadaria lateral de acesso.
No extremo do corpo lateral foi edificada a capela da casa, com dois panos. Ao centro, foi rasgado o portal, de moldura rectangular com motivos vegetalistas gravados, e dois janelos laterais. Sobre este foi aberto o nicho com uma imagem da Virgem, encimada por uma coroa ladeada por duas esferas armilares. O frontispício é rematado por frontão contracurvado. Do lado esquerdo, o segundo pano da fachada possui abertura em arco pleno, sendo rematado por sineira.
Texto: http://www.patrimoniocultural

Foto: António Madeira